Conheça o novo Site do Guidaora!

Conheça o novo Site do Guidaora!
Muito mais divertido e dinâmico!

historia do transformice :

Introdução

Transformice é um jogo em Flash online, desenvolvido por “Tigrounette”. Como os outros, primeiramente foi lançado no Jeuxonline.info (Tópico oficial - Parte 2). Este minigame não é o primeiro, e tem antecessores conhecidos bem. De fato, os o jogo Extinction (pela mesma autora), nomeado Aaaah, foram os primeiros a lançar o conceito destes jogos em linha muito simples, amigável e acessíveis para todos. Poderemos citar muitos outros: Fortress, Bouboum, ou ainda Dead Meat, que teve igualmente muitos sucessos.

Nesta página, vamos acompanhar a história de Transformice graças à dois outros jogos que são os seus irmãos mais velhos: “Aaaah” e “Poisson”.

No início: Extinction e Aaaah!

Assim, a aventura começou em abril de 2008, com o lançamento de Extinction.fr, e "Aaaah", um minigame com uma extrema simplicidade. Como sempre, o anúncio do lançamento do jogo pela Tigrounette foi publicado no Jeuxonline.info (Tópico oficial).
intro O objetivo do jogo Aaaah é o núcleo de todos os minigames Extinction: Personagens no canto inferior esquerdo, que devem chegar no ponto de encontro (neste caso, em uma farmácia ou um hospital) na parte superior direita, tudo isso, ajudado por um guia que traça um caminho no mapa, graças ao seu mouse.
Sua arma? O grito! A barra de espaço permite que eles gritem: "Aaaah!", Assustando todos os personagens próximos que são empurrados para trás.
Aqui está uma imagem de uma parte básica do Aaaah, em um mapa não especificados:
intro
A adição de contaminação (um jogador que está contaminado não pode terminar a rodada mais, e podem contaminar outros jogadores) foi a única novidade importante. Com Aaaah, foi possível criar mapas de si mesmo graças ao editor de mapas. Os mapas oficiais, de número reduzido, têm propriedades que não foram possíveis de criar com o editor. No entanto, alguns jogadores se tornaram mestres na criação de mapas, seja no nível estético, ou no nível técnico.

Para mais informações sobre este minigame: Visitem Fansite do Aaaah!

Poisson, ou “a primeira versão" de Transformice

O verdadeiro antepassado do Transformice foi o migame “Poisson” (Peixe), que alguns não conheceram talvez devido à sua duração de vida extremamente curta. Constituia “a primeira versão” de TM, foi colocado on-line durante alguns meses, antes de fechar definitivamente para abrir espaço para os ratinhos que conhecemos bem.

Assim Poisson foi um minigame similar ao TM, embora menos avançados graficamente. Os personagens eram peixinhos (que fizeram sua primeira aparição no Aaaah em 01 de abril), que tinha a irritante tendência para escorregar em todas as superfícies inclinadas: pwasson
intro
Uma vez logado, você entrava no mundo fabuloso de Poisson, e você se encontrava afogado em uma horda de peixes selvagens, que tentavam desesperadamente voltar ao aquário, sua única esperança de se refrescar, e portanto, sobreviver:
As regras do jogo, muito similares às de Aaaah, permaneciam simples e básicas: Os peixes começam na parte inferior esquerda de um mapa, e devem voltar ao aquário, na parte superior direita do mapa. Eles são ajudados por um guia, que podia pôr objetos em qualquer lugar, e não era fisicamente presente no jogo (ao contrário do xamã do Transformice).

Aqui está duas imagenss do jogo: (a primeira, com um só um peixe era guia, mas dá pra ter uma ideia da aparência do jogo):
percurso

screen


Encontram-se alguns elementos de Transformice lá, com um design básico: As tábuas, a bola, as caixas… Colocar objetos com pregos também foi preservado pelo TM, embora não apareçam mais na lista de itens. O painél de objetos do Poisson, mostrado à esquerda, permiti ver a evolução do design, e a evolução do conceito da orientação. A variedade de mapas, é muito mais restrita no Poisson, ainda é bastante semelhante aos mapas básicos do Transformice.


Além da ausência do peixeiro no jogo, há outra grande diferença entre o peixeiro e o xamã: O peixeiro se beneficia de uma arma adicional chamada Freeze Time, que não foi preservada para o TM. Aliás, era suficiente que o peixeiro pressionasse a barra espaça de modo que o tempo (e os jogadores) congelassem durante alguns segundos. Ele poderia, então, colocar objetos e construir sem ser incomodado pelos peixes.
Poisson só trouxe uma grande inovação em relação ao Aaaah (além do seu design fresco): A maneira de guiar, colocando objetos. O objetivo do jogo e o conceito permaneceu muito, muito similares ao de Aaaah. Transformice, sem perder o espírito de seu antepassado Poisson, feito de sangue novo se torna mais e mais complexo a cada dia para o delírio dos jogadores.
Dado que o desenvolvimento não foi muito profundo, Poisson se manteu em fase beta, mas ganhou muitos mais jogadores do que parece. Seu conceito e seu design sóbrio, mas simpático, tinha atraído muitos jogadores de Aaaah, tendo encontrado em Poisson uma dimensão de diversão extra.

Aquilo fazia já um momento que procurava um novo pequeno projeto sobre o qual trabalhar. Necessidade de alterar de ar, de reencontrar uma paixão perdida, e talvez provar-me algo, não sei demasiada.
Em abril passado, um dos meus amigos e colegas propunha-me a sua ajuda neste sentido: porque não muito um pequeno jogo Lanterna elétrica? Algo sem muito grande importância, nada que alterará a face do mundo, mas exatamente qual divertir-se e testar as nossas competências?

E é assim que nasceu… Transformice.

Ei sim, como muito poucas pessoas adivinharam-o, sou o famoso pseudónimo “Graphiste” que se esconde de trás Transformice. É mim que realizou as ilustrações, os sprites de ratos, os objectos, e os animations.
A ideia de Gameplay fez-se à dois com Tigrounette. Adorava o seu conceito de jogo posto em lugar com “Aaaaah! ”, e haver uma dimensão suplementar. A ideia dos ratos me veio uma simples noite onde cerca de roedores vieram grattouiller de trás a minha cabeça de cama. Imaginava-o construir das arquitecturas improváveis para traçar-se das passagens através das divisórias, os tetos e os pavimentos…

É assim que propus a ideia à Tigrounette: à base, todos os ratos podiam “transformar-se” à vontade em objectos simples, onde o nome de origem, Transformice, transformar + mice (ratos ao plural em inglês), a fim de ajudar outros todos os ratos a atingir um queijo elevado pendurado. Os mais ratos teriam de queijos, mais os ratos transformados teriam ganho de pontos, e teriam acesso à notícias formes.

Após cerca de testes, apercebemo-nos que este modo de jogo não era muito fun, ainda mais se apenas duas pessoas estiverem presentes sobre a mesma bandeja de jogo. Então dissemo-nos que os ratos deveriam por conseguinte invocar objectos antes que transformar-se elas mesmas. Mas lá ainda após cerca de testes, e com um punhado de jogadores, todos invocava todo e qualquer coisa em qualquer lugar, e era injouable.

A conclusão lógica era por conseguinte não dar “os poderes” de invocar único só um um rato ao mesmo tempo. Após um gordo delírio e pouco sono, ao rodeio de um café com Tigrounette, imaginou-se uma espécie de deusa rato na frente da qual os outros ratos prosternavam-se. A ideia do rato Chamane era née.

Lá, pusemos sobre pé muito pequeno um jogo multijoueur com apenas dez maps, consistindo em blocos verdes, ratos ligeiramente duros, um queijo, e cerca de objectos a porem. E à nossa surpresa, o sucesso foi immédiat.
Hoje, Transformice está a explodir, e representa mais de 8000 visitantes únicos para mais de 15.000 visitas por dia. Bouche-à-oreille é tal que o jogo terminou por reencontrar-se sobre fóruns ingleses, sobre os quais faz um carton.
Se não falar frente, e que tomei este pseudónimo “Graphiste”, era por duas razões. A estreia é que o meu nome é associado cada vez mais à minha empresa (Ankama), coisa que ao mesmo tempo preenche-me de orgulho, mas irrita-me à certos momentos. Não posso mais dizer nada sem que aquilo seja atribuído à Ankama, e confesso que aquilo pesa-me ligeiramente. Tinha medo que apresentando este jogo sob o meu “verdadeiro” nome, acusa-me-se aproveitar da notoriedade que traz-me Ankama para fazer a promoção. O segundo, que decorre da estreia, é que tinha medo de ver-me acusado não pôr à lucro absolutamente 100% do meu tempo ao meu trabalho, ou seja DOFUS. Há muito, imensamente tempos, mas para alguns, não é nunca assez.

Hoje, decido sair da sombra, porque é orgulhoso de ter feito este pequeno jogo com Tigrounette, e mim moque bem que alguns poderão acusar-me. Tomo muito prazer a ver e fazer evoluir este jogo, e tenho a fazê-lo partager.

E aproveito por conseguinte para dizer: obrigado imensamente Tigrounette! smiley

Seja um Agente Secreto do Transformice e ajude a combater as injustiças no jogo!

Diminua o lag do seu jogo!